Perguntas Frequentes

Abaixo respondemos as principais dúvidas que nos chegam. Se você tiver alguma questão nos envie que teremos muito prazer em te auxiliar.


A EcoRústico é uma construtora especializada no desenvolvimento de Projetos e Execução de Obras com Estrutura de Madeira. Nossos serviços consistem em:

  • Desenvolvimento de Projetos Residenciais e Comerciais: projetos executivos; maquetes eletrônicas; projetos técnicos de instalações hidráulica e elétrica;
  • Cálculo Estrutural de Madeira;
  • Carpintaria Especializada para Montagem de Estrutura de Madeira e demais produtos: decks, pergolados, quiosques, escadas, etc;
  • Mão de obra para a execução completa do seu projeto: pedreiros, encanadores, eletricistas, pintores e outros com comprovada experiência em projetos com madeira;

Os projetos com Estrutura de Madeira exigem profissionais qualificados e com expertise em construções com madeira - desde a fase inicial, de concepção do projeto, até a conclusão da obra.

A seleção destes profissionais deve ser feita com muito critério para garantir que o seu projeto tenha o melhor acabamento e evitar desperdícios de recursos - seja com o errado dimensionamento de materiais ou com serviços que precisem ser refeitos.

A EcoRústico dispõe de equipes gabaritadas para a boa execução de todas as fases da sua obra. No entanto, você pode optar pela contratação apenas dos serviços de Carpintaria - para execução do projeto estrutural e demais itens de madeira previstos no Projeto.

Após a conclusão desta etapa os clientes se responsabilizam pelo andamento da obra.

Com quase 10 anos de experiência executando obras de todos os tamanhos e padrões construtivos não podemos afirmar que as construções com madeira são mais baratas que as construções convencionais.

Nossa prática nos mostra que os projetos executados com Estrutura de Madeira têm uma peculiaridade: quanto maior a metragem e o padrão construtivo menor o custo final da obra - quando comparado com uma construção de mesmo tamanho e padrão em alvenaria convencional.

Assim sendo, as vantagens financeiras de um Projeto com Estrutura de Madeira são mais perceptíveis em projetos de alto padrão, ou luxo, com construções de médio ou grande porte.

Nos milenares templos chineses, em centenárias construções européias, na arquitetura americana contemporânea, e em diversas regiões do planeta, a madeira se faz presente relatando a própria história das civilizações e seus modos de morar.

Utilizando técnicas construtivas adequadas e observando cuidados básicos, as construções com madeira são tão seguras e resistentes quanto as construções convencionais.

Para além dos benefícios financeiros ao substituir o concreto armado pela madeira você terá uma obra mais limpa e com menor emissão de CO2 na atmosfera.

As Estruturas de Madeira:

  • São práticas, rápidas de serem montadas e geram pouco resíduo;
  • São leves, ecológicas e versáteis e, além da beleza, possibilita ótimo conforto térmico e acústico.
  • Reconectam o homem com a natureza e propiciam a criação de espaços aconchegantes com cores, texturas e aromas naturais;
  • Consomem menos aço, cimento, água e energia elétrica na montagem;

A Ecorústico utiliza, essencialmente, madeira de reflorestamento - eucalipto e pinus autoclavados - como estratégia para preservação de nossas florestas e proteção do meio ambiente.

Ocasionalmente, madeiras de floresta nativa também são utilizadas, desde que sua procedência seja de manejo florestal e sua exploração atenda as normativas do IBAMA.

O tratamento em autoclave imuniza a madeira contra o ataque de pragas e cupins. O apodrecimento pode ser prevenido com alguns cuidados na execução do projeto como: prolongamento dos beirais; uso de calçada em torno da estrutura, elevação de sapatas e outros que evitem o contato direto da madeira com o solo e o acumulo de água nos pés dos pilares.

A proteção - pela exposição as intempéries - é ampliada com o uso de Verniz ou Stein para acabamento. Estes produtos devem sem aplicados com certa periodicidade - em torno de 3 anos - dependendo da exposição.

As estruturas de madeira são flexíveis e recebem muito bem todos os tipos de fechamentos:

  • Tijolo baiano;
  • Bloco Estrutural;
  • Tijolo Aparente;
  • Tijolo Ecológico;
  • Steel Frame;
  • Vidros;
  • Réguas ou toras de madeira;

No Desenvolvimento do projeto as possibilidades serão estudadas e selecionadas aquelas que melhor atendam as necessidades do cliente, otimizando a redução do consumo de energia e o conforto térmico.

Alguma dúvida?

Estamos à disposição?